Sempre se escuta dentro da umbanda que “sem Exu, não se faz nada”. Já com Exu Mirim, costuma-se escutar: "sem ele, nem nada é possível fazer". Para entendermos sua importância e fundamentação, justificando a sua presença na umbanda, vamos abordar alguns tópicos importantes nesse artigo.
Exu Mirim assumiu o arquétipo que foi construído para ele: o menino mal. Quando manifestado dentro do terreiro, essa entidade desconhecida se mostrava impossível de ser controlada, falando palavrões, fazendo traquinagem à revelia e constrangendo a todos - principalmente o pai de santo, que não tinha controle sobre a incorporação.
Por fim, diante dessa realidade, eles foram excluídos e afastados dos trabalhos, com muitos terreiros manifestando um preconceito em trabalhar com essa linha. Porém, com o seu mistério revelado e difundido, hoje, essa linha de trabalho é considerada uma das mais importantes e poderosas dentro da umbanda.
Exu Mirim, em sua manifestação, externaliza o interior de seu médium, tornando-se um espelho que reflete o íntimo dele para todos. Então, quando manifestado de forma “sem controle”, na verdade, era o descontrole e o desequilíbrio do médium vindo à tona - portanto, excluí-los representou excluir o seu próprio íntimo.
Ao contrário do que muitos pensam, Exus Mirins não são espíritos de crianças de rua ou marginais desencarnados. Eles não são espíritos humanos, em hipótese alguma. Na verdade, são seres encantados da natureza, provenientes da sétima dimensão à esquerda da nossa dimensão humana.
Esses seres têm o seu próprio ciclo evolutivo e vêm para o nosso plano para nos ajudar em nossa evolução. A linha de Exu Mirim não é a única em que esses espíritos se apresentam, pois a linha do Erês ou das Crianças da direita manifestam esses mesmos seres, porém com campo de atuação e energia diferentes.
MATERIAL: GESSO
ALTURA: 23 CM
Loja de presentes, artigos religiosos, esotéricos atuando em Itapema - SC há 15 anos. Possuímos duas lojas físicas para melhor atender o cliente da cidade e região. Temos conhecimento e experiência com os produtos, orientando sobre utilização e conservação.